NOSSO

BLOG

Transportadora: Confira 5 dicas para economizar combustível

O abastecimento é um gasto necessário e importante no universo da transportadora: conseguir reduzi-lo é algo interessante. Felizmente, existem várias formas para gerar economia de combustível e diminuir despesas. As soluções transitam entre ações da transportadora como também individuais de cada caminhoneiro. Confira algumas dicas:

Otimize as rotas

O planejamento das rotas deve ser algo previamente pensado, levando sempre em consideração a questão do combustível. Elas devem ser pensadas para facilitar o abastecimento de combustível dos caminhões ao longo do trajeto, além de possibilitar uma redução no consumo. É aconselhável que a transportadora, ao traçar as rotas, vise a otimização do combustível, por exemplo, evitando possíveis rodovias que costumam engarrafar sempre (o que acaba por atrasar a viagem e aumentar consideravelmente o consumo de combustível).

Calibre os pneus

Pneus são fabricados para terem uma zona de contato própria, de acordo com sua construção. Porém, quando não estão corretamente calibrados, essa zona de contato aumenta. A partir daí as leis da física entram em ação: uma zona de contato maior significa um maior esforço do motor e, consequentemente, um maior consumo de combustível. Então é interessante que, sempre que possível, os pneus da frota estejam devidamente calibrados.

Evite o excesso de carga

Além de ser uma prática ilegal e perigosa, o excesso de carga atrapalha totalmente os planos de economia de combustível. A sobrecarga pode gerar uma pressão maior sobre os componentes do caminhão que respondem com um consumo exagerado de combustível. Além de que o peso excessivo ocasiona um desgaste maior das peças do veículo, o que gera um gasto ainda maior a longo prazo.

Realize manutenções periódicas

A constante realização de manutenções nos veículos da frota pode identificar problemas técnicos com o caminhão e evitar que eles interfiram negativamente no consumo de combustível. Ou seja, é necessário que as revisões estejam em dia para assegurar a adequada performance do veículo.

Capacite seus motoristas

A economia de combustível deve ser uma ação conjunta entre transportadora e caminhoneiro. Não adianta a empresa empregar todas as medidas anteriormente citadas sem que tenha um motorista qualificado. Por meio de um treinamento ou capacitação é possível extinguir hábitos que possam aumentar excessivamente o consumo de combustível pelo veículo.

Como usar o ARLA 32 pode ajudar o meio ambiente e o seu bolso

Aumente a vida útil dos pneus e reduza gastos

Trechos de estradas mais perigosos em 2020

Economia de combustível: as melhores marcas para o caminhoneiro

Vida de caminhoneiro: Conheça o dia a dia de quem está na estrada

Transportadora: Entenda as vantagens de modernizar a sua frota