
Como diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida na estrada?
Trabalhar na estrada pode ser bem cansativo e estressante. Afinal de contas, os desafios, os prazos e os riscos exigem que você se mantenha em alerta, garantindo tanto a sua segurança como a da carga. Por isso, é preciso aprender dicas de como diminuir estresse nesse contexto.
Geralmente, esse estado emocional é tão comum no cotidiano que mal percebemos estar assim. Entretanto, é importante conhecer as consequências dessa emoção e aprender a contornar o problema. Então, não perca tempo e siga nossas dicas!
Quais são os principais problemas causados pelo estresse na estrada?
De muitas formas, o estresse é um inimigo silencioso da qualidade de vida, pois boa parte das consequências aparecem no longo prazo, prejudicando a etapa em que você mais quer descansar. Conheça esses problemas!
Dificuldade de dormir
A insônia é realidade para muitas pessoas estressadas. Diferentemente das consequências que levam tempo para acontecer, a dificuldade de pegar no sono acontece de maneira quase imediata.
Isso ocorre por uma soma de fatores, combinando emoções como ansiedade, angústia e nervosismo. Quando se está estressado, o cérebro não consegue desligar naturalmente, mantendo-o em estado de alerta, apesar de todo o cansaço do dia de trabalho.
Fator de risco
Fisiologicamente, o estresse é um sentimento normal. No entanto, o seu excesso é o grande problema. Quando você carrega essa emoção de maneira contínua, o organismo começa a ser prejudicado pela resposta hormonal.
Afinal, a sensação do estresse nada mais é do que um coquetel biológico de adrenalina e cortisol. O problema é que as quantidades elevadas desses hormônios provocam instabilidades emocionais e prejuízos cardiovasculares.
Assim, o estresse pode desencadear desequilíbrios na pressão sanguínea, doenças e muito mais. Por isso é tão importante aprender a desarmar essa emoção tão logo ela esteja se formando.
Como diminuir o estresse na estrada?
Agora que você conhece os prejuízos de uma vida estressada, chega o momento de aprender algumas práticas para coibir esse comportamento. Veja!
Reduza as horas no volante
Nós entendemos a importância de obedecer aos prazos e às demandas do trabalho. Entretanto, você precisa encontrar uma forma saudável de fazer isso. Então, pense em um novo cronograma antes de pegar a estrada. Discipline o seu tempo na boleia para, assim, ajustar a sua janela de sono da melhor maneira possível.
Priorize o sono e a alimentação
Geralmente, o estresse está correlacionado à ingestão de estimulantes. Então, é importante encontrar uma maneira saudável de ter a energia para as jornadas de trabalho, sem recorrer a essas soluções.
Conte com uma boa noite de sono, com no mínimo 7 horas descanso. Além disso, nunca ignore as pausas para alimentação, pois é justamente essa ingestão que abastecerá você com a energia necessária para seguir em frente.
Aprenda técnicas de respiração e de meditação
Muitas vezes, o estresse é uma resposta fisiológica a uma respiração descompassada. Por isso, é uma boa ideia aprender a reajustar a sua respiração:
- inspire pelo nariz por 4 segundos;
- segure o fôlego por 7 segundos;
- expire pela boca por 8 segundos.
Essa técnica serve para recalibrar o ritmo respiratório. Conforme a entrada e a saída de ar tornam-se mais lentas, os seus batimentos cardíacos desaceleram. Nós garantimos: faça pelo menos 5 minutos dessa técnica por dia — o estresse vai desaparecer na hora!
Além disso, você pode aprender a meditar, principalmente em períodos de silêncio, como antes de dormir ou assim que acordar. O objetivo da meditação é ficar em silêncio consigo mesmo, em uma posição confortável, com os olhos fechados.
Para ficar tranquilo, você deve esvaziar a sua cabeça, afastando toda distração que aparecer, focando apenas o ritmo da sua respiração. Após alguns minutos, você alcançará um estágio de calma. Aí, poderá começar o seu dia com o pé direito ou mergulhar em uma boa noite de sono!
Juntas, essas dicas servem para mostrar que, ao reduzir o estresse na estrada, você aumenta a sua qualidade de vida. Afinal, as próprias práticas de combate ao problema já estão ligadas ao seu estilo de vida, respeitando uma boa alimentação e os períodos de descanso.
Gostou deste post sobre como reduzir o estresse? Então, aproveite para continuar aprendendo sobre o tema, assinando a nossa newsletter!

Como usar o ARLA 32 pode ajudar o meio ambiente e o seu bolso

Aumente a vida útil dos pneus e reduza gastos

Trechos de estradas mais perigosos em 2020

Economia de combustível: as melhores marcas para o caminhoneiro

Transportadora: Confira 5 dicas para economizar combustível

Vida de caminhoneiro: Conheça o dia a dia de quem está na estrada